Como resolver definitivamente o problema dos HP DV6000

Acabo de realizar a manutenção mais incrível da qual eu já ouvi falar em um laptop HP DV6000Z CTO utilizando as minhas próprias mãos. Mas, antes de continuar, eu faço questão de escrever pelo menos um parágrafo sobre a minha saga com este laptop desde a sua aquisição, em agosto de 2007:

Uma amiga nossa que estava se mudando para o Brasil trouxe este laptop dos EUA para a minha esposa – presente meu -, um HP DV6000Z CTO comprado e configurado diretamente pelo site da HP. Com pouco mais de 6 meses de uso, a placa wireless mini-pci embutida deixou de ser reconhecida pelo sistema operacional e, com 8 meses – em março de 2008 -, o computador parou de funcionar completamente, não ligando mais. Após procurar sobre estes problemas na internet, descobri que TODOS os laptops HP da série DV6000 e DV9000 possuem um erro de projeto que faz com que os chipsets da ponte norte e da ponte sul superaqueçam, descolando a solda e danificando componentes periféricos.

De fato, a HP fez um recall de vários modelos, que podem ser encontrados nos seguintes links:

Para computadores importados (EUA):
http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c01087277&lc=en&cc=us&dlc=en&product=1842189&lang=en

Para computadores nacionais:
http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?lc=pt&dlc=pt&cc=br&docname=c01319037&printable=no

Tudo estaria resolvido se e somente se, o meu laptop tivesse sido comprado no Brasil por 5 vezes o preço que eu paguei nos EUA ou se o serviço de manutenção da HP EUA aceitasse enviar o computador de volta ao Brasil após a troca da placa mãe – por outra com o mesmo defeito e com uma atualização da BIOS. A HP se desvia do código de defesa do consumidor brasileiro comercializando o mesmo laptop, com as mesmas peças, inclusive com os mesmos defeitos, sob um nome de modelo diferente. Enquanto o meu é o DV6000Z, o brasileiro é o DV6150BR. Se fosse o mesmo modelo, o CDC obrigaria a HP a dar manutenção nos notebooks importados, pois a empresa é a mesma: HP.

O Problema

Uma falha de projeto faz com que a ponte norte e a ponte sul superaqueçam e derretam a solda, causando o problema conhecido como “solda fria”. A ponte sul superaquece e pode causar mal funcionamento das portas USB, da placa wireless mini-pci ou da placa de som. A ponte norte superaquece e pode causar o derretimento do cabo flat que liga a placa mãe ao botão “ligar”, o que faz com que o laptop pare de reconhecer os componentes de hardware e, talvez, pare até de ligar.

A Solução

Atenção: Eu não me responsabilizo por nenhum dano que você mesmo infrinja ao seu equipamento seguindo ou não as instruções contidas neste post. Portanto, se você não tem segurança do que quer fazer, ou não pode arriscar danificar definitivamente o seu laptop, não faça nada e leve-o até a HP americana para que a mesma troque a placa-mãe.

OK, primeiro vamos ver se o computador parou de ligar por causa do superaquecimento da ponte norte: Desmonte o teclado e retire a barra de botões multimídia e on/off. Existem 2 cabos flat pretos que ligam esta barra à placa-mãe. Troque os 2 de lugar e veja se o computador liga – provavelmente os botões multimídia vão parar de funcionar. Se ligar, você precisa, de qualquer jeito, de um novo par de cabos. Os originais da HP são fracos e vão derreter de novo. Você precisa de cabos iguais, mas prestáveis. Compre-os aqui:
http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&ssPageName=STRK:MEWNX:IT&item=150319887904

Agora, a resoldagem dos chipsets é um tanto chata, porque tratam-se de chipsets BGA, ou seja, toda a sua solda fica por baixo do chip, de forma inalcançável para qualquer ser humano, seja ele profissional da área eletrônica ou não. A única forma conhecida e discutida na internet – inclusive com vídeos no youtube – é utilizar estações térmicas de trabalho – também conhecidas como pistola de ar quente – que trabalham com jatos de ar quente a até 500 graus Celsius. Após conversar com alguns loucos que fazem recuperação caseira de hardware em casa em alguns fóruns, resolvi testar o método de levar a placa-mãe ao forno para refazer as soldas das BGAs. Para facilitar o trabalho de quem for fazer este tipo de manutenção, eu tirei fotos da minha experiência para ajudá-los:

1 – Desmonte o laptop inteiro. Deixe apenas a placa mãe livre. No site da HP deve ter o manual de como desmontá-lo – eu gosto de fazer a coisa COM emoção, e vou desmontando na raça.

2 – Localize os chipsets da north bridge (Foto 1) e south bridge (Foto 2).

Foto 1 - Ponte Norte
Foto 1 - Ponte Norte
Foto 2 - Ponte Sul
Foto 2 - Ponte Sul

3 – Retire todo e qualquer adesivo da placa. Cabos, plásticos pretos, bateria da BIOS, tudo que puder derreter quando você colocar a placa no forno (SIM!! VAMOS FAZER ISSO!!). Se você precisar de ajuda, as fotos a seguir (Foto 3 e Foto 4) vão te ajudar a ver como a sua placa deve ficar antes de ser cozida. Lembre-se de remover toda a cola dos adesivos utilizando álcool etílico ou, de preferência, álcool isopropílico.

Foto 3 - Placa-mãe, parte superior
Foto 3 - Placa-mãe, parte superior
Foto 4 - Placa-mãe, parte inferior
Foto 4 - Placa-mãe, parte inferior

4 – Embale a sua placa mãe com papel alumínio. Não deixe nada exposto, exceto os chipsets. Recorte os quadrados utilizando o tato e uma faca ou canivete. Tome cuidado para não danificar a placa. Ela deve ficar como mostrado na foto (Foto 5) – Sim, aquilo na foto é o meu pé.

Foto 5 - Embalando a placa-mãe com papel alumínio
Foto 5 - Embalando a placa-mãe com papel alumínio

5 – Aqueça o seu forno na temperatura máxima – o meu vai a 270 graus Celsius – por 5 minutos. Posicione a placa em uma assadeira grande. Utilize peças de ferro velhas para não deixar a placa encostar-se ao fundo. Podem ser garfos deitados também. A idéia é diminuir ao máximo o contato da placa com a assadeira.

6 – Leve a placa mãe ao forno por 4 ou 5 minutos. Fique sempre de olho. Não deixe o jantar queimar 🙂

7 – Remova a placa-mãe do forno. Não mexa na placa-mãe. Abra o papel alumínio para ir esfriando mais rápido, ele vai estar frio (Foto 6). NÃO TOQUE NOS CHIPSETS!!! Eles vão estar muito quentes. Eu queimei minha mão em um deles. Aproveite que eles vão estar quentes e façam uma pequena pressão pra baixo. Eu não sei se isso é realmente necessário, mas eu fiz e funcionou, então é melhor fazer.

Foto 6 - Tirando o jantar do forno
Foto 6 - Tirando o jantar do forno

8 – Antes de remontar o laptop, faça um teste antes. Monte só as partes vitais e tente ligá-lo. Veja se a placa wireless é finalmente reconhecida novamente. OPA! O que que é aquilo ali?!?!? (Foto 7)

Foto 7 - A placa wireless está de volta!
Foto 7 - A placa wireless está de volta!

9 – Você tem um laptop funcionando 100% de novo, e não precisou pagar R$ 300,00 para resoldarem as BGAs 🙂

A Vacina

Não comprar mais laptops HP. Vocês acham que esse problema acontece com vários laptops? Procurem por “ressoldar chipset BGA” no Google e pasmem com quase toda a página falando sobre o HP DV6000. O problema do superaquecimento da ponte norte pode ser resolvido com a troca dos cabos flat por cabos de melhor qualidade e pela atualização da BIOS que faz com que o cooler aumente o seu espectro de ação em relação à temperatura do processador. A atualização da BIOS para a última versão (F.3D) pode ser obtida aqui:

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareDownloadIndex?softwareitem=ob-56284-1&lc=en&dlc=en&cc=us&lang=en&os=228&product=3224052

Ainda temos um último problema a resolver: o superaquecimento da ponte sul. Para tentar resolvê-lo, vamos adicionar um dissipador de calor. Aqui estão os passos:

1 – Abra o painel de memória localizado embaixo do laptop.

2 – Localize a ponte sul, abaixo da placa mini-pci wireless. O chipset vai estar coberto por um plástico adesivo preto. Remova a placa wireless – cuidado ao remover os fios da antena, eles são sensíveis – e recorte o plástico adesivo para que o chipset fique exposto (Foto 8). Repare que o chipset fica localizado imediatamente abaixo do touchpad, ou seja, se você possui um laptop desse modelo e o seu touchpad costuma esquentar muito – como o meu esquentava -, você é um forte candidato a sofrer do problema da solda fria.

Foto 8 - Ponte sul exposta
Foto 8 - Ponte sul exposta

3 – Consiga um pedaço de alumínio, de preferência de um cooler antigo – todo nerd tem um – e marque as dimensões do chipset. O heatsink não pode ser muito alto, pois senão vai encostar na placa wireless – o que queremos evitar -, então use o bom-senso e meça-o antes de continuar (Foto 9). 

Foto 9 - Medindo o difusor de calor
Foto 9 - Medindo o difusor de calor

4 – Utilizando um arco-de-serra faça o recorte da peça em alumínio e lave-a para que o pó de alumínio não caia na sua placa mãe causando possíveis curtos. ATENÇÃO: Se você for casado, mesmo que tenha lavado a peça de alumínio com água e sabão, NÃO utilize o pano de prato para secar a peça.

5 – Veja se o tamanho da peça ficou bom, simulando a montagem com a placa wireless (Foto 10). Se você quiser ser mais caprichoso, utilize uma lima ou uma lixa de unha para aparar as bordas da peça.

Foto 10 - Verificando se a nova peça se encaixa acima do chipset
Foto 10 - Verificando se a nova peça se encaixa acima do chipset

6 – Espalhe um pouco de pasta térmica no novo dissipador de calor e coloque-o sobre o chipset. Fixe-o utilizando cola quente – foi o que eu utilizei (Foto 11) – ou silicone – imagino que funcione também. Tome o cuidado de escolher os pontos que possuem menos resistores SMD para aplicar a cola. A idéia é utilizar um material que possa ser facilmente removido depois, sem danificar a placa. A cola quente é velha conhecida de quem nunca respeitou o famoso adesivo brilhante da garantia “WARRANTY VOID IF REMOVED” e arrancou memória, cabo flat IDE, e tudo mais que podia dos desktops. Eu xingava até a 3ª geração do carinha que tinha usado cola quente para prender as peças.

Foto 11 - Fixando o difusor com cola quente
Foto 11 - Fixando o difusor com cola quente

 7 – Remova o adesivo que existe abaixo da placa wireless e recoloque-o um pouco mais para à esquerda, a fim de certificar que o novo dissipador não encostará na placa wireless – apesar de que nesse caso talvez fosse até bom, visto que a parte da placa wireless que entraria em contato com o dissipador seria uma pequena antena impressa no próprio circuito. De qualquer forma, é bom evitar. Isso é um dissipador, não uma antena 🙂

 8 – O visual final deverá ser próximo deste: (Foto 12).

Foto 12 - Mais um belo serviço terminado
Foto 12 - Mais um belo serviço terminado

 É isso. Mais uma vez, repito: Eu não me responsabilizo por qualquer dano que você mesmo faça ao seu equipamento seguindo ou não as instruções deste post. Lembre-se: Eu sou um consultor de Business Intelligence, não um técnico de manutenção da HP 🙂

25 Comments

  1. Cara eu fiz isso no meu e acreditem! funcionou perfeitamente eu fiz igual está no tutorial e o meu notebook que estava aqui 5 meses parado eu fiz ele funcionar novamente!

    Parabens para o louko que jogo a placa mãe no forno hahaha aqui também eu fiz e fico 100%

    1. Também fiz!!!! Ficou perfeito… só ferrei o cabo de power… mas dá nada… ele inicia usando as teclas “QuickPlay”! Bem que ele falou que o cabo era frágil… mas também foi culpa minha de ficar tirando e colocando brincando de desmontar o note antes de ler esse post! De boa… depois compro o cabo! o/

      Mas ae… fiquei de cara!!! o/

      Parabéns pelo post!

  2. o meu laptop da hp , está parado um tempão…..vi suas indicações e só então percebi a falta de uma peça que não sei o nome pra poder comprar e então finalizar .vc pode me ajudar? uma peça chata como papel,metalica fica entre o hd e o processador….

    1. Olá Ana Claudia! Eu realmente não sei a qual peça você se refere. Ela está visível em alguma das fotos do post?

  3. Cara, essa do forno realmente inovou. heheh
    Parabéns pelo post. Vou tentar ver esse chip da ponte sul, pois a ponte norte deu uma esquentada mas nao deu certo, funcionou mas depois parou o wireless.

  4. Cara, muito massa essa sua nova tecnica! hehe
    esse fim de semana meu note naum me escapa, vai pro forno mesmoooo!
    xD
    flws

  5. Vou postando aqui a saga… o meu não chegou a morrer… 😀 já atualizei a bios, achei estranho pois recebi uma mensagem que indicava que tinha uma versão mais atual… mas fui até o fim. Agora só falta o dissipador…

    1. Olá Rodrigo! Apesar de este post estar com a data de 2009, ele foi escrito no final de 2008. Então é possível sim que já exista uma BIOS mais atualizada. Abraço.

  6. consegui um dissipador, 5×5, cortei ele pois o tamanho ideal é 2,5x2x5. O problema é que não tem pasta térmica, mas coloquei assim mesmo para ver como fica… segunda compro uma e aplico… vai ficar faltando a cola quente…
    Vinicius, este teu post vale ouro!!! ahahhaha, valeu!!!!
    Ah, tenho quatro colegas no trabalho que tiveram problemas com esta série de notebooks… muitos estão parados, vou comprar deles… rsrsrsrs

  7. Cara parabéns pela iniciativa! vou tentar fazer isso tb , já mandei para diversos lugares e ninguem consegue dar jeito , sempre recebo reembolso de volta hehehe, agora no pior dos piores se não der certo vc acha mais interessante vender as peças separada ou vender o note montado com defeito ?
    OBS: os serviços que foram executados no meu duravam apenas 10 dias de uso sem problema , mas reparei que os técnicos que mexeram nele nenhum colocou ou mudou a pasta termica , simplismente tava sem e um papelzinho aluminio de cozinha sem vergonha encima do chip .

  8. Bom dia! brilhante procedimento! Gostaria de saber se apos to esse tempo o notebook voltou a aprensentar problemas de bga? e também saber qual é a temperatura correta que esse chip nvidia trabalha ( minimo e máximo de temperatura). obrigado e continue assim que está ajudando muita gente!

  9. Muito bom o post, tenho um DV6000 (DV6445us) comprado tbm no exterior.. (Paraguai…rss),
    nao sei se por sorte ou por ter atualizado a Bios logo que pequei removento o W. Vista e colocando o XP, mas ele sobreviveu por 5 anos, veio a dar problema a umas 3 semanas +- fiz alguns orçamentos para arrumar, mas deixei pra la… e acabei comprando outra maquina, dessa vez comprei um Acer, vamos ver ate qdo ele aguenta… mas com esse post vou tentar ressucitar meu antigo companheiro… que apesar desse problema eh uma otima maquina….
    depois de fazer a experiencia posto o resultado… abraços.. vlw….

  10. boa explicação , mas eu queria saber se tem como ligar o note diretamente na placa ,ou onde ficam os polos pois eu naõ tenho mais os flats, então se tiver como por favor manda um email.obrigado!

  11. Fiz no meu e deu certo 100%, nem usei o papel aluminio. colei o dissipador de uma placa mae sis530 da pcchips com super bonder. valeu

  12. muito bom seu post ,mas eu queria saber se você sabe como liga-lo através de dos polos sem usar um cabo flat como a gente faz para testar placas mãe de gabinetes ,sabe com uma chave de fenda no power sw e tals se souber ajuda ae por favor. muito obrigado!

  13. muito bom seu post ,mas eu queria saber se você sabe como liga-lo através de dos polos sem usar um cabo flat ,como a gente faz para testar placas mãe de gabinetes ,sabe com uma chave de fenda no power sw e tals se souber ajuda ae por favor. muito obrigado!

  14. Amigo,

    Tenho um notebook de um cliente hp dv6000 e o audio não reconhece, se eu fazer este procedimento do chipset ira funcionar normalmente.

    aguardo um resposta pois já estou ficando louco com esta maquina.

  15. Ola galera, o meu note dv6000 esta só reiniciando, acende os leds, gira o cooler e desliga, liga novamente e fica assim estou neste momento retirando todos os plasticos da placa para mandar ele pro forno, depois posto os resultados… parabens pelo post…. valeu

  16. Ola Pessoal, fiz conforme o descrito pelo autor do topico e nao deu certo, fiz 3 tentativas sem sucesso, acho que a placa esta bichada, nao quero desencorajar ninguem a fazer este procedimento, pois qualquer tentativa e valida, no meu caso nao surtio o efeito, pois continuo com o mesmo problema ,,, Valeu pela dica. obrigado !

  17. Muito bom… fiquei impressionado com a simplicidade da solução… sem meio terno… muito bem explicado e pelo que vi dos comentários a coisa funciona mesmo… rs… ganhei um DV6000 com o mesmo problema de (BGA) no pau… vou testar e posto aqui tbm o resultado assim que ficar pronto…rs

    Valeu cara… parabéns pela iniciativa!!!

  18. Amigo, Você me fez ganhar o dia. Estava com um note parado a 3 anos.A hp se recusou a fazer o recall pois havia passado mais de dois anos de uso, A coisa foi para o Procon e tal. Agora achei o seu poste por acaso, resolvi tentar e funcionou!!!!!!!
    Meus parabéns!!

Leave a Reply

