Você conhece o SQLite?

Pessoal, não sei se vocês já precisaram utilizar ou já conheciam o SQLite, mas essa é uma ferramenta que vale a pena conhecer.

O SQLite é um engine de banco de dados minimalístico, consistindo apenas de uma DLL (sqlite3.dll) de aproximadamente uns 600kb. Ele é indicado para aquelas situações onde você precisa armazenar uma certa quantidade de dados de forma organizada e estruturada, só que não justifica toda a infraestrutura de um banco de dados ou mesmo de um SQL Express.

Ainda não sei qual é o limite ou como é a performance dele, mas como ele já está sendo bastante utilizado em várias aplicações (principalmente no linux), imagino que ele aguente bem o tranco de até uns 2 GB (estou chutando o limite do Access no caso). Aliás, o funcionamento dele é bem parecido com o Access, mas ele possui várias vantagens sobre ele como: suporte a transações, views, procedures, multiplataforma (existe a DLL pra windows, pra linux e pra outras plataformas) e o mais importante: Já possui um DatabaseFactory para o Entity Framework 3.5 funcionando muito bem!

http://sqlite.phxsoftware.com/

Isso que dizer que maravilhas da vida moderna como o LINQ to Entities e TransactionScopes estão liberados, tanto no windows quanto no linux/mono!

Ele também possui um “Management Studio” bem completo para criar objetos e rodar queries:

http://sqlitestudio.one.pl/index.rvt

Tudo “de grátis”.

Ponto negativo: O site do SQLite só disponibiliza a DLL, tanto do Windows quanto do Linux, para x86. Isso quer dizer que, se o seu ambiente é x64, a sua aplicação ou o seu application pool deverão rodar em modo WOW64 (Windows (32) on Windows 64), isto é, em 32-bit. Não sei se é possível baixar o código-fonte e compilar em x64. Acho que não deve ser algo tão trivial.

É isso!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s