O Open Data Protocol (OData)

Lembro-me de certa vez estar discutindo com o Fernando Morais (um colega de trabalho) sobre como seria interessante a utilização de objetos JSON para a transmissão de dados, pois eles não possuem toda aquela sobrecarga de tags e metadados inerentes ao XML e, consequentemente, aos protocolos de WebService baseados em XML como o SOAP.

Após o surgimento do conceito de RESTfull WebServices – que são nada mais do que WebServices que utilizam protocolos mais “lights” do que os protocolos atuais de WebServices – eu sempre tive a impressão de que estávamos a um passo do surgimento de um protocolo baseado em JSON para a transmissão de dados via WebServices.

Eis que, novamente, o mundo de TI não nos decepcionou e surgiu o Open Data Protocol (OData), que é mais do que um protocolo de transmissão de dados em JSON: é um protocolo para criação, atualização, exclusão e recuperação de dados de um repositório de dados qualquer, em JSON!

Mais do que rapidamente, surgiram artigos no MSDN Magazine sobre como utilizar o BCS conectado a um WebService utilizando o OData e como trabalhar com o jQuery integrado ao OData. Muito interessante.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s