IE9 com aceleração por hardware mais lento que com aceleração por software

Neste fim de semana formatei minha nova máquina e, como parte dos updates básicos de segurança do Windows 7 x64, instalei o IE9. Para a minha surpresa, o IE9 estava extremamente lento, até mesmo na rolagem de páginas. Assim sendo, desinstalei o update do IE9 e testei o IE8. Um avião. Baixei a instalação do IE9 para instalá-lo manualmente, e, após a instalação, pude constatar a mesma lentidão obtida anteriormente.

Procurei em diversos lugares na internet, mas não encontrei nenhuma informação sobre este problema. Atualizei o driver da placa de vídeo (uma GeForce 540M), mas de nada adiantou. Então resolvi desabilitar a aceleração por hardware do IE9 para diagnosticar se o problema era realmente a placa de vídeo, e, para a minha surpresa, era! O IE9 ficou extremamente veloz com a aceleração por hardware desabilitada.

Procurei novamente no Google por qualquer informação que ligasse o meu modelo de placa de vídeo, ou até mesmo a NVidia, com esse problema do IE9, mas só achei algumas referências de problemas com as versões beta que, aparentemente, tinham sido resolvidas na versão final (que era a que eu estava instalando).

Por fim, resolvi desabilitar algumas funcionalidades da placa de vídeo a fim de detectar qual era o problema. Foi então que eu lembrei que a minha placa de vídeo tinha suporte a renderização em 3D. Após desabilitar essa opção, o IE9 finalmente funcionou como era esperado: extremamente rápido na renderização de páginas.

Então fica a dica: se você enfrentar problemas no IE9 com placas de vídeo com suporte a 3D, desabilite essa opção ou deixe habilitada a renderização por software no IE9.

Leave a Reply

